quinta-feira, 7 de julho de 2016

Já agora ajudem-me.

Com as alterações da grafia trazidas pelo Acordo Ortográfico,2008, o acento agudo no pára, foi abolido? Com ou sem acordo, esta minha escola popular, de vez em quando é de caixão á cova, por isso é que aprendo com os que sabem mais. Estou a recordar-me da ultima conversa com o autor do Coro dos Defuntos. Dr António Tavares. Bastava uma pergunta de ocasião na entrevista, para que logo a seguir surgisse uma oportuna lição de mais saber do escritor.
O mais relevante nestes cultos homens das letras, por exemplo, é que tratam os ignorantes. como eu sou, de forma elevada e com uma humildade cativante, é verdade.
Quando leio estes patetas dos blogues, necessariamente respeitáveis, fico estarrecido com os seus umbigos do tamanho do mundo, sobretudo a sua soberba de mestres da semântica? ,PERDOAI_LHES SENHOR, que pouco sabem e iludidos vivem com o precioso direito do que pretendem. Reparem nesta  circunstancia, se tenho ou não razão. Li o livro na viagem ao Europeu. A obra tocou-me pela sua intensa linguagem rural, uma cultura de gentes minhas, nas quais fui nascido e assumido aldeão, revendo-me na sua leitura no meu lugar do Casal Novo do Rio. Fiquei a pensar se o escritor, teria nascido num berço de madeira e roupas usadas, por entre medos e bruxas, pois só assim entendia uma realidade tão próxima da minha ruralidade. Disse-me que não,Sou um urbano do Lobito, mais admiração fiquei com as realidades de uma cultura popular, a minha, cuja narrativa no livro se entende muito bem na sua essência descritiva.
Os Jornais diários publicaram um texto com a minha opinião sobre o livro, na qual fazia a comparação entre  os patetas que se julgam escritores e o autentico  escritor, sendo mais grave as criticas  mesquinhas a seu respeito.Sabem  o que aconteceu? Deixou-me a  pensar cada vez mais envergonhado com tanta maldade, uma especie despeitada como foi Cavaco Silva, para com José Saramago
Telefonou-me para me dizer e agradecer o texto. Tinha sido muito importante saber a minha opinião sobre a leitura do Coro dos Defuntos, de um tipo que leva horas para escrever um parágrafo, como é o meu caso, enfim, haja de facto, DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!