sexta-feira, 11 de julho de 2014

O cliente estava desconfiado com a minha simpatia por Cuba.

As palavras escritas ou faladas são como o vento que as leva no melhor sentido, ou no pior, assumindo-se nelas as suas responsabilidades, por vezes deturpadas por maldosos e convencidos, são os democrátas de aviário,perigosos porque tem uma democracia só para eles, que tudo sabem do que em principio se pretendeu dizer ou escrever neste caso...A cidade que ficou na memória.
O cliente em questão,(homem sorridente e educado nada tem com fanatismos radicais ) em férias na Vila de São Pedro, seguidor do meu blog na América, não perdendo o habito na sua terra, da continuada leitura dos meus modestos textos, falou-me e quase  me pediu esclarecimento sobre a minha simpatia por Cuba...
Curiosamente, desta vez ficou admirado por me ter alongado sobre a cultura cubana, chegando a dizer-me que não sendo eu um assumido comunista, como podia escrever e sentir daquela maneira o país dos comunas, manifestando-se , sem reservas, o seu anti comunismo  e que não percebia a minha simpatia por uma Ilha, por ai fora com a sua opinião.
Claro que não foi difícil mostrar-lhe que uma coisa é o povo, as suas tradições e as belezas da Ilha, outra é ser radicalista e não saber separar a ditadura fascista, de outros motivos culturais , que nada tem com o sistema politico dos patrões do comunismo, que alguns patetas desejavam para o nosso país, lá se ia a qualidade de vida, as greves e o ódio pelos patrões, são tolinhos de todo e nem sabem onde se metiam..
Além disso como é que se compreende  todos os anos, 3 milhões de turistas,que chegam ao aeroporto em Havana. Terão  que ser todos maltrapilhos de consciência, traindo-se nas suas opções cívicas, ou são obrigados a estar de acordo com um sistema ultrapassado? Mas   tem a particularidade de um povo alegre solidário que canta e o seu mal espanta. Só prova que não sou seguidista e não vivo com um saco enfiado na cabeça, procurando o melhor, já que não posso fazer mais nada, saindo lavado com a minha consciência na análise da situação.
O meu caro cliente acabou por perceber a minha posição , sensível a um povo sacrificado pelos ditadores (estes por cá foi o povo que os colocou no poleiro )dando a entender que ao regressar á América, quem sabe se não fará uma viagem a Varadero, onde os trabalhadores são explorados como seres descartáveis, apesar do seu anti comunismo forte e feio, ao contrário do meu que não vive de radicalismos e o isolamento de critérios que não me deixavam margem de me sentir livre nas minhas noções de equilíbrio sobre o razoável e o condenável.
Claro que percebo que um comunista, que não é o caso do meu cliente ( dos tais fanáticos e que acreditam em milagres ) julgam-me o pacóvio da esquina, mas olhe que não, mas olhe que não, porque na democracia existe diversidade de opiniões, sempre aceitáveis no respeito mutuo. Se não percebe a minha posição, está a candidatar-se a ditador, ou coisa que o valha, ou ainda é mais cego dos que não querem ver a logica da questão...A cidade que ficou na memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!