sábado, 26 de julho de 2014

O primeiro Jornal publicado em Montemor-o-Velho em 1915.

O meu amigo de infância António Luís Maranha, guarda em sua casa um vasto espólio de coisas escritas relativo à nossa terra, digno de ser devidamente catalogado e colocado na Biblioteca Municipal. Mostrou-me este Jornal que está à beira dos cem anos...
Voltará já no domingo para o António Luís e só veio comigo para o mostrar á minha mulher, pelo facto do diretor  principal, Abel Maria de Melo Brandão, ser o seu pai e meu sogro, falecido em 1966 em Montemor-o-Velho sua terra natal.
Destacado republicano daquela época, (entre outros republicanos recordados por nós) foi também um activo anti-Salazarista, num tempo em que manifestar opiniões contrárias ao Estado Novo, se  corria o risco de prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!