sábado, 7 de novembro de 2015

Os tempos são outros.

As rádios locais caíram em desuso por razões transformadoras da economia e da onda inovadora das tecnologias, mas também deixaram de ter interesse por outros factores de  comunicação. A meu ver a motivação para que se sintonize as rádios locais, é pois viajar ao encontro dos mesmos ouvintes e trazendo-os na partilha e do seu gosto em fazer parte da mesma comunicação, escutando-os.
Claro que ao recordar-vos outros tempos  das rádios locais em Maiorca, Ar azede, Montemor Figueira da Foz, teria que perceber de sociologia e da sua comunicação junto dos grandes auditórios que desapareceram por completo, mas será que se inovou também na proximidade para com os ouvintes, acho que não, Competia aos que ganharam a vida com este tipo de trabalho. meter os pés ao caminho e trazer os  anseios profissionais dos cidadãos  e não ficar dentro dos estúdios a receber o seu, esquecendo a força determinante do colectivo para este novo processo que poderia motivar os ouvintes a sentir que as rádios tem ainda e sempre o dom em sensibilizar a proximidade das pessoas, pois sabemos da necessidade que todos temos em nos manifestarmos as nossas emoções sobre o que quer que seja
Gosto mais das experiências que dos bitaites, isto para vos dizer que o Nélson Gafanhão e a Aldina Matias, durante os meses que difundiram em gravação, os seus apontamentos sobre a Freguesa de São Pedro, alguns cafés, ligavam a Foz Mondego Radio 99.1, porque se comunicou os valores socais e culturais das suas gentes, mas para que isto se realize é preciso paixão e dinheiro para gastos, porque hoje já ninguém anda por ai´a troco das suas despesas, como antigamente, quando a rainha era mulata.

3 comentários:

  1. Caro amigo as rádios locais caíram em desuso porque nelas começaram a aparecer pessoas á procura de protagonismo. Engravatados sem o mínimo de conhecimento da causa que vivem á sombra da boa vontade dos outros.
    A motivação para sintonizar as rádios é aquilo que a rádio da Figueira não faz:Bons blocos de notícias,acompanhamento em directo dos acontecimentos de
    vulto no concelho, vir para a rua para sentir e transmitir aos ouvintes o pulsar do concelho e da sua riqueza cultural onde predominam as colectividades, acompanhamentos e relatos desportivos dos principais emblemas da cidade:Divulgar os acontecimentos regionais do concelho onde estão inseridas foi para isso que foram legalizadas a rádios locais.
    A rádio não pode ser uma simples passagem de musica.
    A rádio da Figueira é uma empresa e não pode viver apenas da carolice das pessoas do estilo só vou quando posso.
    E isso dos carolas era no tempo das cooperativas hoje a rádio não tem que viver de ajudas é uma empresa com sócios e gestores portanto não se pode queixar de falta de ajuda porque no seu estabelecimento também ninguém o ajuda entendidos?
    Basta de dizer que ninguém ajuda a empresa,a que propósito é que temos de ajudar uma empresa privada?
    Cordiais saudações.

    ResponderExcluir
  2. Este anónimo tem razão um dos problemas deste País é que há macacos que andam fora dos seus galhos assim como há macacos que querem andar em vários galhos ao mesmo tempo, depois a porcaria tem que aparecer apesar da boa vontade de pessoas como o Olimpío que vão disfarssando o cheiro nauseabundo da incompetência daqueles que se pretendem colocar em poleiros para os quais não teem equilibrio.
    Cumprimentos.

    ResponderExcluir
  3. Sim, e você é só mais um macaco que anda por aí a pular por galhos alheios.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!