sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Vamos bitaitar ?

O professor Hernâni Gonçalves, já falecido no Porto, personalizou e recriou com elevado respeito, os adeptos populares das nossas aldeias e vilas, num espaço desportivo na televisão, com "piadas e bitaites" que o tornaram especial na sua forma de comunicar com os simpatizantes das equipes em confronto.
Este programa de muito êxito, abordava as equipes que estavam em ultimo na tabela classificativa, tendo num dos programas, o Montemorense, como reportagem.
Estava a ver o programa com a minha mulher, dizendo-lhe antecipadamente; Queres ver, queres ver, surgir o nosso amigo Antonino Leal, já falecido, (fundador do clube) a desancar nos árbitros, e assim aconteceu. O saudoso Antonino, tinha uma tremenda psicose contra os árbitros, quer o Montemorense, ganhasse ou perdesse, era da sua natureza, acabou-se!
Este programa do professor Hernâni Gonçalves, possuía a leveza critica , sobre os adeptos, tratando-os com a sua simpatia e uma cultura imensa. .Proporcionava-lhes,  no seu digno estatuto social, uma opinião de encanto, porque nunca precisou de os reduzir a uma primária noção critica sobre as regras do futebol, facto controverso por esses campos fora, entre as tais regras e as opiniões de alguns adeptos, com a respeitosa referencia ao nosso saudoso  Antonino Leal
A verdade é que bitaitar ou não, tem a sua arte e muito saber, já que engonhar ou coça-los por aí, jamais tem a escola que faz do professor Hernâni Gonçalves, uma figura já imortalizada, ao contrario dos meus bitaites, que no dia seguinte, ou no mesmo dia já ninguém se lembra deles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!