quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Cuidar da dor.

Por vezes mergulho no caos das minhas incertezas, moendo-me nas duvidas das palavras dos que me rodeiam e por mim escutadas por aí. Pouco  ou nada  assumidas nas atitudes, fazendo das futilidades do parecer e depois não ser no cuidar a dor que venham a provocar nos outros, porque egoísta e distorcida do bom senso. O boato e a calunia contra pessoas inocentes, não é por acaso uma dor de alma? O povo tem as suas razões ao dizer admirado; É uma dor de alma...Estas dores são invisiveis e não dão para noticia nos jornais.Precisamos de as combater, bastando o silêncio, quantas vezes ?
Para além do que cada um possa opinar sobre este tema, posso trazê.lo na simplicidade do relacionamento social e dos comportamentos.Parecendo exagerar-me? Aceito, mas a cada um a sua sensibilidade nas emoções negativas, que devem ser vencidas nos meus e nos vossos tormentos . Já agora,  não me digam que as ingratidões não tem o seu dorido pedaço de angustia no instante presente, se apresentado no explendor dos sorrisos, mas a precisar que os tratem nos cuidados paliativos, porque adoentados gravemente no que de mais belo temos nas palavras e na sua transparência  o testemunho do seu rigor,Se querem que vos diga, estou cansado de ouvir na mensagem cristã; Amar os outros como a ti mesmo, muito bonito pois então. Para isso devem sentir que a dor dos outros também lhes pertencem no vazio das minhas e das vossas dores e incertezas. Há que lutar  todos os dias para que a doença dos meus atos, não me levem ao meu medico de família, mostrando-me por fora e odiando por dentro e isso é trágico e decididamente inquietante, julgo eu que não desejo viver essas enganadoras mensagens do parecer e não ser eis a questão..

Um comentário:

  1. A DOR está associada a um conjunto de emoções!
    Tais como:
    "Estou em baixo”, “Só me apetece chorar”, “Hoje não me sinto bem”, “Já nem consigo rir”, Sinto-me cabisbaixo”. Isto são algumas frases que por vezes dizemos, ou ouvimos dizer. São alguns sinais da presença de tristeza. Outros sinais podem não ser falados, mas antes observados, tais como andar com os ombros curvados e com o olhar e a boca descaídos.

    A dor e a tristeza é uma emoção natural, que pode ocorrer por reação a um acontecimento real negativo, por exemplo, quando temos um mau resultado num trabalho, ou então pode ser um estado emocional que perdura por mais tempo, como por exemplo, quando perdemos alguém que nos era querido.

    É, portanto, importante compreender que existem diferentes Dores e que a manifestação destas pode ser feita de muitas formas. Certas pessoas sentem-se mais à vontade a partilhar esta emoção com quem as rodeia, enquanto outras preferem guardá-la para si. E não existe uma forma certa ou errada de se sentir a dor – podem apenas existir formas mais adequadas do que outras, dentro de um dado contexto.

    Chorar, soluçar ou suspirar de tristeza são ações naturais dos seres humanos e permitem-nos exprimir (e por vezes ultrapassar) a emoção que estamos a sentir. No entanto, esta expressão de tristeza e dor deve ser equilibrada com a existência de outras emoções. Conclusão : Tal como tudo na vida, as nossas emoções, e a nossa tristeza, têm de ser vividas, com conta, peso e medida. Aprendendo a viver com elas da melhor forma possível!...Eu aprendi a viver com as minhas limitações...

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!