segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Ginásio Figueirense. Isabel Barrué, 58 anos depois!

A lamechice misturada com saudosismo, é uma cilada aos sentimentos que se desejam íntegros através do tempo e da cordialidade com os outros, como felizmente para mim é este pedaço de vida do passado e no presente com a Sra. Isabel Barrué, vivido num dia de memórias.
Não vou falar-vos do extraordinário percurso desportivo na natação da Figueira da Foz e a nível Nacional. Surgiu-me esse notável currículo,  com o pai Edmundo Barrué e o Sr. Joaquim de Sousa, depois de uma pesquisa no Google, onde escrevi, caso os visitantes estejam interessados em recordar a grande nadadora figueirense. Basta   só  o nome Isabel Barrué, Figueira da Foz. Os motivos que me trazem com esta minha visita à Residencial Sênior, em Tavarede, justifica  o modo como compreendo a vida e o respeito por ela, sem outro tipo de intenções, que não sejam, isso mesmo, a vida de todos nós em passagem demasiado curta e retirando dela o espirito que me anima e as grandes surpresas, que me tornam humilde e atento a valores que merecem ser sentidos e vividos.
Isabel Barrué, 1957/58, na rua da Liberdade, Bairros Novo, quase em frente á farmácia  Gaspar.A jovem nadadora, habitava com os pais, num andar, cuja porta de entrada e saída, se situava ao lado da Barbearia Evangelista, onde eu trabalhava com mais 3 colegas.
A jovem campeã de natação, passava a correr, de saco ás costas, com destino à Piscina Praia, do grande empreendedor o sr Augusto Silva, saudando os barbeiros, com o seu bom dia ou boa tarde.
Muitos anos depois do meu regresso à Figueira da Foz, já como cabeleireiro de senhoras, também no Bairro Novo,  a Sra: Isabel Barrué,fez o favor de ser minha cliente, onde de novo se revelou a nossa cordialidade e boa vontade de nos respeitarmos.
Não  se alterou nas finanças , em Buarcos, quando pagava os meus impostos, por vezes recordando com a Sra. Isabel Barrué, umas breves palavras sobre o tempo tão rápido e justo, visto que nos é proposto para o vivermos o melhor que a vida o permite.
Um dia destes, a montemorense Madalena, uma cliente desse distante tempo e porque sabia da minha simpatia pela Sra Isabel Barrué, disse-me.. Sabe quem está na Residencial Sênior, em Tavarede?
Não, não sei. A sua cliente Isabel Barrué.
Fui visitá-la  já não me conhecia, mas disse-lhe quem era, o barbeiro, cabeleireiro, pagador de impostos em Buarcos. Sorriu muito e apertou-me uma das mãos com força, perguntando-lhe...
Alguém do Ginásio, já a visitou ? Foi tudo à tanto tempo, Olimpo, confidenciou-me.
O Ginásio Figueirense, tem grandes figuras de homens solidários no seu passado e no presente, uma palavrinha, um sorriso, um aperto de mão. Ò  meu Deus, que bom para idosos esquecidos no tempo e na vida, façam essa visita porque só assim podemos ser felizes em nós para com os que nos rodeiam.
927945516 233 413218  920484382  233 42518


Um comentário:

  1. Isabel Barrué tem sido sempre convidada pelo Ginásio sempre que há celebrações/comemorações ligadas à Natação.
    Foi um marco importante, embora, felizmente, outros lhe tenham sucedido.
    Melhores cumprimentos
    Joaquim Moreira

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!